terça-feira, 8 de maio de 2012

Cultura Turca

Olá!Hoje iremos falar um pouco sobre a cultura turca,que tem suas raízes nas tradições islâmicas e do Império Otomano.Nominalmente, 99% da população da Turquia são considerados muçulmanos, em sua maioria pertencentes ao ramo sunita do Islão. Há também uma minoria significativa de xiitas duodecimanos.

O restante da população (1%) pertence a outras religiões, principalmente cristãos(ortodoxos gregos, apostólicos armênios, ortodoxos siríacos, católicos romanos eprotestantes), judeus e bahá'ís.
Diferentemente de outras sociedades muçulmanas, a Turquia possui uma forte tradiçãosecularista. Embora o Estado não promova nenhuma religião, observa de modo constante o relacionamento entre as diversas fés. A constituição proíbe a discriminação com base na religião e prescreve a liberdade religiosa. Por outro lado, veda o envolvimento das comunidades religiosas no processo político-partidário.
O Patriarca Ortodoxo é o chefe da Igreja Ortodoxa Grega na Turquia e atua também como chefe espiritual de todas as igrejas ortodoxas no mundo.Agora vamos citar alguns dos costumes da cultura Turca:
- os turcos tem o costume de tirar os sapatos antes de entrarem em suas casa. Portanto se você for visitar uma família Turca e ver na entrada da casa ou mesmo na porta da entrada da casa ( do lado de fora da casa mesmo) um monte de sapatos não se espante ! A razão é boa e simples: limpeza ! Ao andar na rua o sapato estará em contacto com todo o tipo de sujeira e os Turcos não querem trazê-la para sua casa.
-o casamento no cartório dura cerca de 5-10 minutos. A noiva geralmente veste uma roupa ocidental de noiva e o par é aplaudido pela família e amigos depois do SIM !Como a Turquia é um país laico, um homem só pode se casar com uma mulher no cartório, mas um homem pode se casar com até 4 mulheres pela religião islâmica. O percentual de homens casados com varias mulheres é muito pequeno e geralmente não é bem visto pela população.
-quando uma criança nasce ou faz a circuncisão é costume de amigos e familiares de presentearem a criança com uma moeda de ouro com um laço vermelho.
-em vilarejos geralmente há um café publico. Neste café você verá somente homens sentados bebendo chá ou café, fumando e conversando. A permanência das mulheres não é proibida neste tipo de cafés, as mulheres também se reúnem em suas casas para tomar chá e colocar as fofocas em dia !
-o uso de um protetor contra mal olhado em crianças recém nascidas e pequenas é muito comum. Geralmente a família dependura na criança um objeto que se chama em turco "nazar boncuk" (veja figura nesta pagina) que é um olhinho azul. O objeto pode ser de ouro dependendo da riqueza da família.
-ao se cumprimentar os homens turcos se beijam nas faces. Isso é um ato muito normal de se ver na Turquia. Homem beija homem, mulher beija mulher e mulher beija homem nas duas face do rosto. Mulheres mais religiosas não beijam homens nas faces.




Nenhum comentário:

Postar um comentário