quinta-feira, 17 de maio de 2012


Cultura Japonesa

Alimentação:
A dieta Japonesa é capaz de proporcionar uma vida longa e saudável, dizem estudos. É por isso que os japoneses são as pessoas com maiores expectativas de vida no planeta. 

Os habitantes do Japão vivem, em média, 81,1 anos (homens 77,6 e mulheres 84,6), segundo o Ministério da Saúde japonês, e 73,6 anos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (que desconta os anos de doença). Nos dois casos, é a mais alta expectativa de vida do Planeta.
Apesar de os nipônicos com menos de 40 anos estarem optando por uma dieta mais ocidentalizada com muita gordura, açúcar e poucos legumes e verduras –, a alimentação continua sendo o fator decisivo para a vida longa japonesa. Isso porque pessoas com mais de 40 anos respondem por metade da população do Japão, e são elas que hoje envelhecem e costumam passar dos 70.
A culinária japonesa é principalmente constituída pelo arroz branco(hakumai),e de um acompanhamento como peixe – um alimento pobre em gordura, mas rico em ômega-3 e ácidos graxos, que são essenciais para o cérebro, além de serem aliados contra doenças cardiovasculares.Além de ser rica em vegetais e em soja.



Terapias:


As terapias japonesas são conhecidas por seus benefícios e por suas técnicas. Elas vieram do Oriente e conquistaram milhares de adeptos e algumas técnicas como a acupuntura, são reconhecidas pela medicina tradicional e promovem curas para muitas doenças. Mas as técnicas japonesas não trazem só benefícios para a saúde e o corpo, promovendo bem estar e relaxamento, aliviando stress, cansaço, devolvendo a tranquilidade e o equilíbrio aos adeptos.
As técnicas se baseiam em ensinamentos milenares, que são passados de geração para geração, e algumas técnicas se adaptam às outras para obter os resultados necessários.
As terapias japonesas podem ser feitas através de banhos, agulhas, massagens, exercícios, meditação e remédios; não importa o método, seja qual for o método escolhido o importante é aliar essa terapia e adaptá-la à sua vida para obter os resultados esperados, dependendo do seu problema e renovar as energias.
Algumas técnicas são: Quick massage, Reflexologia, Shiatsu, Yoga, Meditação, Acupuntura, dentre outras.


Curiosidade:
Chá verde:
A princípio disseminado especialmente na China e no Japão, o chá verde original é preparado com a erva conhecida como Camellia sinensis. Suas folhas abrigam um alto teor de substâncias antioxidantes – detentoras do poder de lutar contra a invasão dos radicais livres -, apresentando também caroteno, vitaminas B1, B2, K, bem como a C e a E, as quais contribuem para manter o organismo jovem.
Além de ser ótimo para a saúde, precavendo o corpo físico do aparecimento de doenças como o câncer, problemas respiratórios de natureza alérgica, obesidade, baixa imunidade, altas taxas de colesterol, envelhecimento precoce, este líquido também beneficia a pele, evitando o aparecimento das temíveis espinhas e das mais variadas alergias, assim como detém elementos próprios para a assepsia de dermes oleosas.
O chá verde se tornou muito popular entre os japoneses, o único a se disseminar tão amplamente neste país. Seu uso transcendeu o consumo dos próprios refrigerantes e das bebidas portadoras de álcool. Posteriormente ele se espalhou por outras nações asiáticas, até mesmo nas que se consagraram como redutos do chá preto, entre elas a Índia e o Ceilão.



Vídeo sobre o chá verde:

http://www.youtube.com/watch?v=77E-gYYZDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário